O que é o Caminho da Graça?



Faz mais de 15 anos que faço parte de um movimento de espiritualidade e fé chamado Caminho da Graça. Nesse tempo todo, mentorio uma estação local de divulgação do Evangelho, crido de maneira comum pelos membros desse movimento.

 

Já foram muitas as experiências vividas até aqui, muitas as sensações, muitas as apostas e muitas também foram as mudanças. Pela estação passaram e continuam passando muitas pessoas, e com muitas delas fiz esse movimento por essa terra do sol se desenvolver.

 

No decorrer dos anos, os pensamentos de muitos mudaram sobre muitas coisas, inclusive os meus, alguns desses pensamentos levaram ao afastamento de alguns de nós, mas pelo menos em mim, tudo foi leve, pois desde o início nunca fizemos da estação um curral.

 

A estação foi e é um lugar de passagem para quem trilha esse caminho de Graça. Nesse lugar de passagem os caminhantes compartilham de sua fé e ministram a cada um o seu dom.

 

E o que é o Caminho da Graça? Respostas mais formais podemos encontrar nos sites e nas redes sociais do movimento, mas para mim trata-se de um movimento de pregação do Evangelho de Jesus. E como movimento é dinâmico, logo, não estamos presos a formatos, formas ou modos de transmissão, por isso mesmo, quem andar pelas estações do Brasil encontrará muita diversidade.

 

Por aqui nossa estação vivenciou muitas formas e se utilizou de muitas fôrmas. Em todas elas, pessoas eram atraídas, outras afastadas, mas quem realmente estava apegado ao fundamento, com isso nunca se importou muito. E qual o fundamento? Deus é amor, e onde houver amor Deus aí está! E não é à toa que entre nós se diz: nosso único dogma é o amor!

 

Chegamos a 2022, e como está a estação em Fortaleza? Bom, talvez em seu momento mais parecido com o “primeiro amor”, estamos nesse exato momento, sem reuniões regulares, sem espaço físico, sem grupo formalmente formado, sem contribuições significativas, mas com alguns que insistem em se ver e se comportar como irmãos e como comunidade.

 

Não somos uma denominação religiosa, apesar de desenvolvermos temática espiritual. Não somos uma igreja nos moldes tradicionais e institucionais do termo. Então o que somos? Somos um corpo de irmãos que insistem em caminhar juntos.

 

Eu particularmente, não carrego mais em mim nenhuma identidade tipicamente evangélica ou cristã, mas continuo carregando as marcas de Cristo, ou pelo menos tentando.

 

E por que ainda sou do Caminho, enquanto movimento? Porque continuo pensando, conforme o Caio uma vez disse: - O “Caminho da Graça” é para gente do Caminho de Jesus e que está buscando de modo social e comunitário aquilo que já crê de modo individual e existencial - Assim só estou no caminho da Graça porque o Caminho já estava em mim. E ainda conforme o Caio: - o “Caminho da Graça” não é para gente que precisa ser “convencida” de que lá-aqui é o seu lugar-andante.

 

Por isso, pelo menos aqui, não existe estratégia de convencimento ou conversão de ninguém a nada. Nós não somos o Espírito, nem a Verdade, nem o Caminho, somos só pessoas que se alimentam de algo e partilham com os que desejam.

 

O que é o Caminho da Graça? Um modo de ser no caminho da vida, marcado pela fé, esperança e amor.

 

A partir de fevereiro voltarei a me reunir com pessoas que desejam, voltarei a contar com elas para dá seguimento ao meu ministério e a esse movimento que ainda o represento por aqui. Espero que os que comigo estejam se repartam em forma de dons e serviços.

 

Se o seu caminho é outro, siga em paz! Se identifica-se conosco apenas vem! O que é necessário? O mesmo de antes: andar no Caminho é necessário fé para se trilhar o Caminho estreito da negação da justiça-própria, do esvaziar de todo juízo contra o próximo, do abandonar das certezas religiosas.

 

Termino aqui, dizendo o mesmo que disse há 15 anos atrás, juntado minhas palavras as de Caio Fábio quando disse que é conforme o Evangelho que o “Caminho da Graça” está caminhando feliz e em paz!

 

Nele que é o Caminho para todos!

Ivo Fernandes

23 de janeiro de 2022


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SANTIDADE SEGUNDO JESUS

PROGRAMAÇÃO DE FIM DE ANO DA ESTAÇÃO DO CAMINHO