Mais uma vez

Hoje mais uma vez fui chamado para esclarecer minhas declarações de fé, visto que estava sendo mais uma vez acusado de defender heresias em dos seminários em que leciono. Tudo isso é desgastante e ainda não consegui ser indiferente. Espanto-me com o tamanho da ignorância que há nos círculos evangélicos. Parece realmente que não há mais jeito. Sou filho de pentecostais e lamento por tudo que aconteceu a este segmento. Sou um teólogo, mas lamento o que fazem à teologia.

Tudo é tão hipócrita, pois quantos elogios são me feitos por e por trás conspiram contra mim. Estou cansando e hoje triste. Sei que não devia afinal não é a primeira vez. Foi ainda na adolescência que ouvi de meus pastores e familiares que era um filho do diabo por ir contra a 'teologia da maldição hereditária'. Quantas vezes fui ferido com palavras porque ousava tratar questões sexuais de uma maneira menos rigorosa do que a que já estava estabelecida. Quantas acusações já fizeram.

Era proibido de ler poesias. Rasgavam meus escritos. E tudo que eu pensava era reprovado. Mas mesmo assim continuava, apesar de ir me ferindo muito quando por vezes acreditava que o problema era eu. Sei que foi só a Graça que conseguiu guardar a minha mente, pois em diversos momentos me vi traindo a minha própria consciência.

Quando enfim deixei a congregação, já a pastoreando por 5 anos, sai em busca de um lugar onde minha alma encontrasse repouso. E quão tristes foram as outras experiências. Era amando e sendo odiado. Fui envolvido em tanta mentira. Conheci os bastidores do mundo evangélico. Quase perdi minha alma. É impossível disso e participar e acabar não se sujando.

Fui visto como um homem que era contrário as ações do Espírito Santo por causa das minhas constantes críticas ao uso mentiroso e abusivo dos dons. Fui mal interpretado pelos que antes se diziam meus filhos quando disse que estava deixando a igreja por obediência a voz divina. Levantaram-se mentiras a meu respeito e paguei para além dos meus pecados, estes confessados diante de muitos.

Na última igreja que trabalhei fui levado a uma espécie de tribunal eclesiástico sendo acusado de perverter a doutrina da igreja. Naquela ocasião apesar da dor tomei a decisão de me desligar definitivamente da igreja evangélica. E no Caminho encontrei o caminho da Graça e verdadeiros irmãos.

A partir da minha associação aos do Caminho perdi empregos. Por não negociar a mensagem do Evangelho, estou a ponto de perder mais ainda. O que fazer? Eu espero em Deus que é o dono da minha vida e o Senhor do meu caminho em quem tenho a minha consciência presa.

Aos meus amigos, digo orem para que não me falte a coragem de sempre defender o Evangelho mesmo com riscos, e que não me falte o pão de cada dia. Aos demais, o que posso dizer? Deus julgará nossas vidas e espero que para com todos nós haja com misericórdia.

Ivo Fernandes
19 de setembro de 2007


DO CAMINHO SANTOS AO CAMINHO FORTALEZA

Ivo, mano querido!

Meu ex-teólogo preferido!

Nós te amamos! E a Janaína, principalmente!

Preste atenção:

O seu sofrer é o sofrer de todos os "do Caminho" errantes pelos desertos, cavernas e montes, que no abrir de bocas ousadas e no refletir de mentes livres se fazem grande ameaça ao "status quo" cultural promovido pelo espírito mercantilista, estelionatário, alucinógeno, fantasioso, legalista e farisaico, carnal e ensimesmado, faccioso, manipulador, sacerdotal, ufanista, ciumento e invejoso que impera na atmosfera vivencial da chamada "igreja".

Faça o Caminho e esqueça mesmo as glórias, honras, galardãos, canudos, reverências, reputações e homenagens, aplausos e palmas, tapinhas nas costas, "vou orar a respeito", "A paz do Senhor, seu idiota!" - esse é o caminho largo e a tendência é só piorar!

A "igreja" passará os últimos dias na Terra comprando, vendendo e se dando em casamentos de barganhas, uniões de negócios e amaziamentos de interesse! - mas mantendo uma incrível capacidade de no dia seguinte trair seus comparsas, em havendo uma oferta melhor. Daí suas ondas, moveres, visões e malabarismos bíblicos para justificar alianças espúrias. Tudo, lógico, para potencializar crescimentos e o blá blá blá "super-convincente" de púlpitos e programas de TV!

Nem a Teologia sobreviveu a teologia-desses-dias! Até o pacotinho sistematizado de dogmas zelosos se dobrou frente à Teologia da Grana!

Mas você foi chamado para SER e nada mais... e enquanto É, ir SENDO Nele a cada dia, com humildade, temor e tremor Àquele que te comprou por um preço que "não tem preço"!

Essa certeza não advém da sua membresia a uma comunhão humana auto-denominada "Caminho da Graça", mas tão somente porque creu sem ver, e crendo, não retrocedeu diante das seduções à Fé dos Sentidos contra a qual há tantas advertências em Gálatas e Hebreus, por ex. Creu, e crendo, não se segurou mais na segurança do conhecimento e do academicismo, do misticismo cristão, do paganismo evangélico, dos decretos apostólicos, das chantagens da impiedade religiosa que "rouba mendigo", das hierarquias verticalizadas, e das ''bençãos" decorrentes dos sacríficios de "beija-mão e enche-bolso".

Mano, seus olhos se abriram e a palhaçada acabou!!!! Deus seja louvado!!!!! Agora não tem mais jeito e não tem mais volta. Sorria!!! rs...

A única dor é olhar pra dentro, e ver-se a si mesmo! Mas até esse caminho por sombras e vales psíquicos é feito sob o chão da Graça e a convicção de que "tu sempre estás comigo!"

Qto aos juízes, deixem que continuem a julgar. A história já está acabando. Tudo será revelado.

Por ora, arranca do coração a amargura! Chacoalha a cabeça e perdoa perversos! Vê que na luta contra o pecado ainda não resistimos até o sangue. No máximo, perdemos amigos e dinheiro. E só. Considera o sofrimento dos teus irmãos por toda a Terra. Fortaleça joelhos trementes e mãos vacilantes e não agasalha a queixa e nem dê o sangue pelos seus direitos!

Tenho por certo, inclusive, que ELE mesmo te abrirá portas e mostrará novos horizontes profissionais -segundo teus dons - em nome de Jesus! (e o peço agora em oração)

E no mais, posso te certificar, falando pelo "Caminho" : Sua família não sofrerá danos. Quem tem, dará sem que lhe falte. Quem não tem, terá o suficiente! E haverá igualdade!

Que a Graça de Nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos os irmãos de Fortaleza!

Marcelo, dentre os "do Caminho" em Santos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SANTIDADE SEGUNDO JESUS

PROGRAMAÇÃO DE FIM DE ANO DA ESTAÇÃO DO CAMINHO

O que é o Caminho da Graça?